01 JUN 2017
Programação celebra a Semana do Meio Ambiente

Entre as atividades estão plantio de mudas, conferência municipal e visitas ao Parque do Matão

Com plantio de 300 mudas, visitas ao Parque do Matão, construção de horta orgânica, ativação do Ecoponto e uma conferência municipal para debater sobre as ações sustentáveis feitas em Votorantim, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realiza a partir de segunda-feira (5) uma programação para celebrar a Semana do Meio Ambiente.

Desse modo, a Sema fará a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com o tema “A Sustentabilidade no Meio Urbano”, tendo o debate de ações sustentáveis realizadas na cidade. O evento acontecerá na quarta-feira (07), no auditório municipal “Francisco Beranger”, às 17h, e também irá eleger membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 2017 a 2019.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, é de fundamental importância realizar atividades como a conferência, para que assuntos relevantes ao meio ambiente sejam discutidos, apresentados e divulgados a toda a população. “Assim as pessoas podem participar dos esforços para conquistar um futuro melhor e mais saudável”, ressalta. O evento terá a presença da palestrante Patricia Penna, que é chanceler ambiental do Estado de São Paulo.

Ainda dentro da programação, haverá na segunda-feira (05) a ativação do Ecoponto do Jardim São Matheus para destinação correta e sustentável de pneus, bitucas de cigarro, lâmpadas, resíduos eletrônicos, materiais inservíveis e pequenas quantidades de resíduos da construção civil. “Estamos estudando para em breve também colocar em funcionamento o Ecoponto do Jardim Europa”, destaca o titular da pasta.

Outras atividades

Na segunda e terça-feira, para celebrar a Semana do Meio Ambiente, haverá visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Esgoto de Votorantim com os estudantes da Escola Municipal “Gerson Soares de Arruda”, ambas às 9h.

Já na quarta-feira (07) acontecerão visitas monitoradas ao Parque do Matão com os alunos do Sesi, às 9h e às 14h.

Na quinta-feira, às 9h, haverá o plantio de 300 mudas com os alunos do Sesi, na avenida Jaziel Azeredo Ribeiro, ao lado do campo Guanabara. No mesmo dia também acontecerá a construção de uma horta orgânica no Sesi de Votorantim, o qual receberá ainda uma oficina de reciclagem realizada pela Sema para o grupo da terceira idade.

Encerrando a programação, ocorrerá na sexta-feira (09), às 8h30, em frente à rádio Nova Tropical, uma caminhada educativa com a Coopervot.