24 MAI 2017
Mutirão oftalmológico já atendeu 600 pacientes

Atendimento retoma na sexta e sábado, quando serão atendidos mais 400. Passam pelas consultas somente as pessoas previamente encaminhadas

O Mutirão Oftalmológico realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), retoma o atendimento nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de maio, no Complexo Urbanístico “José de Oliveira Souza” (Zeca Padeiro). Tendo em vista que nesta quinta-feira (25), não haverá consultas. A ação tem também a parceria como Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Instituto Moriah.

Nos cinco dias de atendimento já foram realizadas 600 consultas, em sua maioria refração completa, além dos casos de glaucoma e catarata, onde os pacientes recebem guia de encaminhamento para o BOS. Nesta quarta-feira (24) estão sendo realizados 200 atendimentos. Na sexta e sábado também serão 200 pacientes por dia. Ao todo serão atendidos mil pacientes.

De acordo com a Sesa, a ação é de extrema importância e traz um alívio à fila de espera de consulta. Entre os pacientes atendidos, está o aposentado José Bertodo Egídio, de 72 anos, que aguardou por nove meses este momento. “O médico disse que minha situação não é tão preocupante, ainda bem”, disse o aposentado que ainda teve o grau de seu óculos ajustado.

Todos os atendimentos realizados são destinados aos pacientes que já passaram por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e estão referenciados para uma consulta com um médico oftalmologista.

O secretário de Saúde destaca ainda que a unidade móvel é um ônibus adaptado que oferece estruturas como equipamentos específicos para as consultas e dois consultórios, com a presença de médicos oftalmologistas e demais profissionais para a realização dos atendimentos. Nos dois últimos dias do mutirão as consultas serão realizadas às 8h, 10h, 13h e 15h.