19 MAI 2017
Mutirão oftalmológico traz alívio aos pacientes em Votorantim

Ação promovida pela Prefeitura, em parceria com o BOS e o Instituto Moriah, realizará 1.000 consultas em pacientes previamente encaminhados

“Estava há dois anos esperando por essa consulta. Foi tudo muito rápido e já saí com uma guia de encaminhamento para uma operação de raspagem no olho. Adorei essa ação." Esse foi o relato da dona Lázara Vianna Dias, de 79 anos, que não escondia sua felicidade por ter sido atendida por um médico oftalmologista. Ela foi uma das 100 pessoas que passaram nesta sexta-feira (19) pelo mutirão oftalmológico, realizado em uma unidade móvel instalada na Praça Zeca Padeiro, em Votorantim.

O mutirão acontece também nos dias 20, 22, 23, 24, 26 e 27 de maio, somando mais de mil consultas. A ação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) e o Instituto Moriah.

Outro paciente atendido foi José Bertodo Egídio, de 72 anos, que aguardou por nove meses este momento. “Muito bom o mutirão. O médico disse que minha situação não é tão preocupante, ainda bem. Preciso apenas ajustar o grau dos óculos”, disse.

Os atendimentos são destinados aos pacientes que já passaram por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e estão referenciados para uma consulta com um médico oftalmologista. De acordo com o secretário de Saúde, a unidade móvel é um ônibus adaptado que oferece estruturas como equipamentos específicos para as consultas e dois consultórios, com a presença de médicos oftalmologistas e demais profissionais para a realização dos atendimentos. As consultas são realizadas às 8h, 10h, 13h e 15h.