17 MAI 2017
Alunos da ETEC visitam Parque do Matão

Mais de 200 alunos da ETEC “Prof. Elias Miguel” de Votorantim, participaram na manhã desta terça-feira (16) de atividades de educação ambiental no Parque do Matão. Divididos em grupos os alunos conheceram o orquidário, nascente, percorreram as trilhas e receberam informações ambientais dos monitores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O titular da pasta destacou que o parque mantém uma equipe de monitores justamente para receber as unidades educacionais. “Os alunos recebem todas as informações de educação ambiental, além de fazer a visita onde conhecem as espécies nativas e os animais que habitam o parque livremente”, ressalta. O secretário destaca ainda que, além das visitas monitoradas o espaço é aberto diariamente das 8h às 17h, para receber os visitantes.

Uma das coordenadoras da ETEC, Fernanda Maísa, disse que a visita ao parque faz parte da semana Paulo Freire desenvolvida na unidade escolar, onde a proposta desta terça-feira, foi o estudo do Meio Ambiente, com a proposta de conhecer o espaço e a diversidade do Parque do Matão.

Com uma área de aproximadamente 63 mil metros quadrados, o parque conta com trilhas de caminhos abertos na floresta que permitem desfrutar de muita natureza. No entanto, há algumas regras de preservação ambiental, como: não alimentar os animais; não colher frutos, subir e escrever nas árvores; não é permitido utilizar churrasqueiras ou acender qualquer tipo de fogo dentro do parque; não entrar, nadar ou se banhar em lagos e córregos; não se deve pescar ou caçar; não levar animais domésticos; e é proibido entrar com bebidas alcoólicas.

O Parque do Matão, fica na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista e estará  aberto de segunda a segunda, das 8h às 17h.