15 MAI 2017
Saúde aplica 4.483 doses de vacina contra a gripe somente no Dia D

Desde o início da campanha, 16.348 pessoas foram vacinadas na cidade. Secretaria orienta para que os pais levem as crianças, pois a procura está abaixo da média

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), informa que 4.483 pessoas foram vacinadas no último sábado (13), Dia D da Campanha Nacional Contra a Gripe. Desde o início da campanha, que começou no dia 10 de abril, foram aplicadas 16.348 doses. A Sesa orienta ainda para que os pais levem as crianças em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde do município para receber a vacina que segue até o dia 26 de maio.

De acordo com Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim, até sábado (13), Dia D da Campanha Nacional, haviam sido vacinados dentro do público-alvo 73,27% de idosos; 36,07% crianças; 51,87% trabalhadores de saúde; 39,81% gestantes; 46,15% puérperas; e 54,45% pacientes com comorbidades. Esses números somam 16.348 pessoas imunizadas.

Para este ano, a meta do Ministério da Saúde é de vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Desse modo, em Votorantim, a meta é vacinar 20.641 pessoas do público-alvo.

A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 26 de maio e a Sesa destaca que todos os munícipes que se enquadram no público-alvo devem procurar por uma das UBSs, pois, conforme preconiza o Ministério da Saúde, é preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar.

Podem receber a dose as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas e comorbidades. Na última sexta-feira (12), foram incluídos ainda os seguintes grupos para vacinação, desde que identificados por crachá ou holerite: policial militar e civil, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e a Defesa Civil.

Vale destacar que os portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica. Já as pessoas cadastradas em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir às UBSs em que estão registradas para serem imunizadas, sem a necessidade de prescrição médica.