26 ABR 2017
Professores de educação integral participam de formação pedagógica

Os professores de educação integral da rede municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (26), de uma oficina pedagógica que trabalhou a leitura como o principal responsável pelo processo de alfabetização e letramento. A formação foi realizada no Polo UAB pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed).

Nesta proposta, os professores foram convidados a entrar num ambiente de leitura branca e leitura dramatizada, valorizando a dicção, impostação vocal e intenções de personagens a partir do texto “Pluft ,o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado.

Na leitura branca, conforme explica diretora pedagógica da Seed, Gisele Gimenes, é englobado o ritmo natural do texto, obedecendo às pausas e pontuações próprias do texto, a clareza da voz, a boa articulação de cada palavra, constituição do foco narrativo e compreensão do texto.

Já na leitura dramatizada, cada “ator/atriz” escolhe uma intenção para que poder interpretar o seu texto de forma alegre, triste, eufórica, entre outros modos, formando, então, leitores espontâneos, capazes de enxergar no ato de ler uma aventura.

“Obtivemos excelentes e surpreendentes resultados na homologia dos processos com a equipe docente, pois posso afirmar que são nas formações que compreendo os processos de aprendizagem do adulto-professor. Isso levará para a escola as representações sobre como se ensina e como se aprende. A proposta agora será replicada nas escolas”, elucidou Gisele.