Ir para o conteúdo

Prefeitura de Votorantim e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Votorantim
Acompanhe-nos:
Rede Social Likiedin
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Whatsapp
Rede Social Sound Cloud
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
26
26 ABR 2017
Professores de educação integral participam de formação pedagógica
enviar para um amigo
receba notícias

Os professores de educação integral da rede municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (26), de uma oficina pedagógica que trabalhou a leitura como o principal responsável pelo processo de alfabetização e letramento. A formação foi realizada no Polo UAB pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed).

Nesta proposta, os professores foram convidados a entrar num ambiente de leitura branca e leitura dramatizada, valorizando a dicção, impostação vocal e intenções de personagens a partir do texto “Pluft ,o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado.

Na leitura branca, conforme explica diretora pedagógica da Seed, Gisele Gimenes, é englobado o ritmo natural do texto, obedecendo às pausas e pontuações próprias do texto, a clareza da voz, a boa articulação de cada palavra, constituição do foco narrativo e compreensão do texto.

Já na leitura dramatizada, cada “ator/atriz” escolhe uma intenção para que poder interpretar o seu texto de forma alegre, triste, eufórica, entre outros modos, formando, então, leitores espontâneos, capazes de enxergar no ato de ler uma aventura.

“Obtivemos excelentes e surpreendentes resultados na homologia dos processos com a equipe docente, pois posso afirmar que são nas formações que compreendo os processos de aprendizagem do adulto-professor. Isso levará para a escola as representações sobre como se ensina e como se aprende. A proposta agora será replicada nas escolas”, elucidou Gisele.

Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia