25 ABR 2017
Votorantim terá mutirão oftalmológico no mês de maio

Serão realizados 1.000 atendimentos em sete dias, para os pacientes já referenciados. As consultas serão numa unidade móvel que ficará instalada na Praça de Eventos “Lecy de Campos”

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar nos dias 19, 20, 22, 23, 24, 26 e 27 de maio o mutirão oftalmológico. O atendimento será para os pacientes que já passaram por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e estão referenciados para a consulta com um médico oftalmologista. Serão realizadas 1.000 consultas em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e Instituto Moriah, em uma unidade móvel que será instalada na Praça de Eventos “Lecy de Campos”.

O secretário da Saúde explica que a UBS vai fazer o contato com o paciente informando dia e horário da consulta. “Vamos fazer toda essa comunicação e no dia agendado o paciente apresenta a guia de encaminhamento oferecida pelo médico da UBS”, ressalta. Os encaminhamentos são basicamente para as consultas de refração. Ele afirma ainda que não serão realizados os atendimentos de livre demanda.

A unidade móvel trata-se de um ônibus adaptado que oferece estruturas como equipamentos específicos para as consultas e dois consultórios. Haverá também a presença de médicos oftalmologista e demais profissionais para a realização dos atendimentos. As consultas serão realizadas às 8h, 10h, 13h e 15h.

Para os dias do mutirão a Sesa vai instalar também uma tenda com cadeiras, para atender os pacientes entre uma consulta e outra.