23 MAR 2017
Time do Emprego inicia as aulas

O Time do Emprego iniciou suas aulas nesta quarta-feira (22), sendo tudo gratuito aos participantes e coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) da Prefeitura de Votorantim, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do governo do Estado de São Paulo. Ao todo são 30 alunos e não há mais vagas.

O programa tem o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. As aulas acontecem quartas-feiras, na Faculdade Pitágoras, das 13h às 16h30, em um total de dez encontros.

De acordo com o diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, que participou do primeiro dia de aula para dar boas-vindas aos alunos, a Prefeitura está preparando a implantação um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e também estreitando relações com o meio empresarial. “Tudo isso para ajudar quem está ou quer estar no mercado de trabalho”, disse.

Lucineia Vicente, por exemplo, contou por que estava fazendo parte do projeto. “Tenho 41 anos, dois filhos, estou cursando administração e quero um estágio ou emprego. Por isso vim participar do Time do Emprego.” Mas havia também quem procurava seu primeiro emprego, como Milena Vilela, de 18 anos.

No processo, os participantes formam um “time” para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Nos encontros os alunos recebem orientações sobre elaboração de currículo, carta de apresentação e preparação para entrevistas de emprego. Outros temas a serem abordados nas aulas são: autoestima, planejamento financeiro, conhecimento de habilidades pessoais, administração de renda, gestão do dinheiro em momentos de crise, entre outros assuntos.