22 MAR 2017
Samu Votorantim em nova sede a partir de sexta

Novo espaço estará junto à Secretaria da Saúde e com isso a Prefeitura deixará de pagar aluguel

A partir desta sexta-feira (24) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará em nova sede, passando a atender em salas anexas à Secretaria da Saúde (Sesa), na Rua Pedro Fontes, 550, no Rio Acima. A entrega do novo espaço, a partir das 9 horas, abre a programação das atividades alusivas ao 52º aniversário de Instalação do Município.

Até então, a sede do Samu estava instalada na Avenida Antônio Castanharo, no Parque Jatai, em prédio locado pela Prefeitura. A mudança faz parte das medidas adotadas pela administração municipal, visando melhorar os serviços púbicos e evitar gastos com a locação de imóveis.

De acordo com o secretário da Saúde, a proposta é aproximar as equipes do Samu à estrutura da pasta. “Aqui temos espaços adequados para as ambulâncias e assim estaremos todos integrados, além de economizarmos o valor do aluguel”, ressalta.

Segundo a coordenadora do Samu Votorantim, Patrícia Dias Garrido, são realizados 150 atendimentos na cidade por mês. Ela explica ainda que conta com quatro equipes compostas por um condutor e uma auxiliar de enfermagem. “O nosso atendimento diário é realizado por uma ambulância e uma segunda unidade fica de reserva técnica”, ressalta.

Assim que acionado o serviço pelo telefone 192, a pessoa que está solicitando o atendimento passa as informações para a Central Reguladora, que atende de forma regional e está situada em Sorocaba, responsável por fazer a avaliação dos casos, onde há uma equipe médica de plantão. Essa mesma equipe é que aciona a viatura em Votorantim, bem como referencia se o paciente deve ser encaminhado ao Pronto Atendimento local ou Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

O Samu realiza também o projeto educativo Samuzinho, que a partir do mês de abril estará, conforme agendamento, visitando as unidades escolares da rede municipal de ensino.