08 MAR 2017
Sema alerta sobre macaco bugio avistado em árvores da cidade

População deve ligar para Polícia Ambiental ou Corpo de Bombeiros

A Scretaria do Meio Ambiente (Sema) de Votorantim informa que um macaco bugio tem sido visto circulando em árvores dos quintais nas imediações da Escola “Professor Daniel Verano”, na Rua Sete de Setembro, região do Parque Bela Vista. Quem avistar o animal deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

De acordo com a Sema, a espécie geralmente é encontrada na Mata Atlântica e vive em bandos, de 3 a 12 integrantes de sexos e idades diversas, sendo comandados por um macho dominante. Porém, no Parque do Matão eles habitam livremente e podem ser vistos grupos inteiros de bugios. A possibilidade é que o macaco deve ser macho líder de um grupo e que acabou sendo expulso do bando por outro macho.

Atitudes

A Sema orienta que primeiramente a população não deve alimentar o macaco, pois isso o atrai e essa comida pode fazer mal a ele. O animal, que tem uma dieta folívora, alimenta-se de folhas, frutos, flores e brotos e pode ter encontrado alimento em abundância nas árvores da cidade.  Os animais são protegidos por legislação e feridos, essa atitude de machucar o animal, se transforma em punições severas.

Captura

A Secretaria informa ainda que é preciso remanejá-lo para o seu habitat natural. Só pode ser capturado por uma pessoa bem treinada, pois pode ficar ferido ou muito estressado o que pode atrapalhar sua reintrodução.

Em importante que ao avistar o bugio a população ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental no telefone: (15) 3218-1625 ou para e o Corpo de Bombeiros 193.