21 FEV 2017
Agentes recolhem criadouros do mosquito no Jardim São Matheus

A ação teve início no Jardim São Matheus. Durante toda a semana as

equipes estarão na região da Vila Nova Votorantim

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde começou nesta segunda-feira (20), no Jardim São Matheus, região da Vila Nova Votorantim, a ação denominada “Pré-folia da Dengue”. Os agentes de endemias estão percorrendo as casas em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Um carro de som também está no bairro em determinado horário, solicitando o apoio da população.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, esse tipo de ação será realizado nas áreas de maior concentração de larvas do mosquito, conforme o apontado pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Realizada no mês de janeiro pela equipe do Centro de Controle de Zoonozes em todos os bairros da cidade, por amostragem, a ADL apontou que o índice larvário ficou em 5,6, considerado pelo Ministério da Saúde risco de epidemia.

Os agentes estão batendo de porta em porta para fazer a retirada dos pequenos criadouros, a exemplo de pneus, garrafas, copos, panelas, entre outros recipientes pequenos. “É importante que as pessoas se conscientizem e mantenham a residência sempre limpa. Estamos realizando essa ação nesse período de Carnaval, justamente para pedir o apoio das pessoas”, ressalta o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

Depois de visitarem as casas os agentes depositam o material retirado em um caminhão, que também está percorrendo as vias. “Nesses dias não estaremos retirando móveis, geladeiras velhas, entre outros. Apenas os pequenos criadouros”, reforça.

A dona de casa Elizabete Aparecida Barbosa, 55 anos, moradora da Rua Antônio da Silva, no Jardim São Mateus, recebeu a equipe do Centro de Controle de Zoonoses na manhã desta segunda em sua residência. “Eu fico atenta a todos os recipientes que encontro pela frente e procuro recolher para não virar um criadouro do mosquito”, disse.

Ela conta ainda que já teve dengue quando morava em São Paulo e por isso se preocupa tanto em manter o espaço sempre limpo. “As pessoas devem ter mais consciência, pois jogam muito lixo nos terrenos baldios, principalmente perto da escola e isso é ruim”, comenta.

Casos de dengue

Neste ano não há registro de casos de dengue em Votorantim. Em 2013 foram 263 casos; em 2014, 28; em 2015, 2.865 e em 2016, 43. Até o momento não houve na cidade registro de chikungunya e zika. Desde o início do ano a Prefeitura vem realizando a limpeza de áreas com a retirada de entulhos, mas para tanto é preciso que a população também colabore para manter estes espaços limpos.