20 FEV 2017
Atividades do Carnaval começam nesta quinta-feira (23) em Votorantim

Destaques são as atividades nos bairros, CarnaRock e o tradicional desfile

Com diversas atividades gratuitas e abertas ao público, além do intuito de resgatar a festividade popular, começa nesta quinta-feira (23) a programação do Carnaval Sambadeiro de 2017, elaborada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). O tradicional baile da Terceira Idade, promovido pelo Sesi, iniciará toda a festividade. Ao som da banda Sambadeiro, a folia terá início às 14h.

Já na sexta-feira (24) a animação será no Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”, com o Carnaval da Inclusão, que deverá receber também entidades de outras cidades da região e tem a parceria da Associação Cultural Votorantim. Também no dia 24, às 13h30, ocorre na Biblioteca Municipal a oficina de máscaras de Carnaval e, logo em seguida, uma contação de histórias.

No sábado (25) haverá o primeiro “Carnaval no Bairro” de 2017, com um trio elétrico de axé, das 14h às 18h, a ser realizado na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Mirante dos Óvnis. No mesmo dia, às 20h, acontecerá a mesma atividade na Praça de Eventos “Lecy de Campos”; pouco antes, também na praça, ocorrerá oficina de skate, às 14h, e dança flamenca, às 16h.

No domingo (26) será a vez do bairro Itapeva receber, na praça “Dante Tonche” das 14h às 17h, o Carnaval no Bairro. A Praça de Eventos terá novamente uma oficina de skate, às 14h, e pouco mais tarde ocorrerá o CarnaRock, das 20h às 23h, com as bandas Dream Wild, Barba Roots, Presto e Stay Hungry. Neste dia ainda acontecerá no auditório municipal “Francisco Beranger” uma contação de histórias, às 15h, oficina de pintura solidária, às 16h, e exibição dos filmes vencedores do CineFest de 2014 e 2016, às 19h.

Na segunda-feira (27) haverá o tradicional desfile da escola de samba Unidos da Vila, às 20h, na Avenida 31 de Março, nas imediações da praça de eventos. O espaço será demarcado com gradil e também haverá posto de doação voluntária de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).

Além disso, no mesmo dia, acontecerá no museu histórico “Ettore Marangoni” uma visita guiada pelo local, às 14h, tendo em seguida brincadeiras antigas e contação de histórias.

Já na terça (28), será a vez da Vila Nova Votorantim receber o Carnaval no Bairro, às 14h às 18h, em frente à Associação de Amigos do Bairro. A praça de eventos “Lecy de Campos” também terá diversas atividades ao longo do dia, sendo oficina de skate, às 14h, aula de ritmo de verão, 18h, samba de roda às 19h e, por fim, a dança Maracatu, às 20h.

Ainda haverá no auditório municipal, oficina de máscaras de Carnaval, às 15h, contação de histórias, às 16h30, e exibição do filme histórico de Votorantim, às 17h30.

Economia

A folia deste ano custará aos cofres públicos municipais cerca de R$ 50 mil entre estruturas e atrações, valor esse que representa 16% da média gasta nos últimos quatro anos.

Conforme levantamento estimado realizado Sectur, em 2013 foram gastos R$ 300 mil; em 2014, R$ 400 mil; em 2015, R$ 350 mil e em 2016, R$ 150 mil. Ou seja,a média gasta com a folia nos últimos quatro anos foi de R$ 300 mil.

O titular da pasta de Cultura, Turismo e Lazer destaca que a proposta para este ano foi justamente promover um Carnaval cultural e da inclusão. “O próprio tema da folia deste ano denominada de Sambadeiro tem o objetivo de resgatar a história da cidade”, lembra.