17 FEV 2017
Prefeitura inicia Operação Cidade Viva nesta segunda-feira

Força-tarefa de limpeza e manutenção será realizada por seis secretarias e começa pela região da Vila Nova

A Prefeitura de Votorantim inicia nesta segunda-feira (20) a Operação Cidade Viva, uma força-tarefa envolvendo os serviços de seis secretarias municipais para realizar a limpeza e a manutenção do município. As ações, que devem durar uma semana em cada bairro, começam pela região do Vila Nova. Participam da operação as secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Obras e Urbanismo (Soub), Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (Semu), Meio Ambiente (Sema), Educação (Seed) e Saúde (Sesa), esta com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Determinada pelo chefe do Executivo, a Operação Cidade Viva tem a proposta de realizar a limpeza de uma forma integrada, com serviços de roçagem, capinação, remoção de entulho, tapa-buracos, troca de lâmpadas queimadas, manutenção nas praças, entre outros.

No mês passado uma ação do mesmo porte ocorreu no Jardim São Lucas. Outro objetivo é combater os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, que fará a coordenação da Operação, todas as equipes permanecerão no bairro até que os serviços sejam concluídos. As ações terão início pela Vila Nova Votorantim e depois se estenderá para o Conjunto Habitacional “Mário Augusto Ribeiro” - Promorar e na sequência Jardim São Matheus.

As equipes da Sesp estarão mobilizadas com os serviços de capinação, roçagem, remoção de entulho, limpeza de galerias pluviais e bocas-de-lobo. Os agentes da Sourb percorrerão os bairros para fazer troca de lâmpadas queimadas dos postes de iluminação públicas, além de manutenção nos equipamentos das praças.

A Sema está com os agentes que vão fazer a limpezas das praças, poda de árvores, jardinagem e também roçagem. Além de uma equipe que percorrerá o bairro para verificar o impacto ambiental em algum ponto, a exemplo do descarte ilegal de entulho. A equipe da Semu fará a manutenção da sinalização viária. Já a área da educação concentrará serviços junto à creche “Judith Gazoli Carrara”. A exemplo que já vem ocorrendo com outras unidades da rede municipal, a Secretaria da Educação vai promover a manutenção da escola com pintura interna e externa nas novas cores adotadas pelo município, além de adequação das salas de aula, troca de portas e reparos em toda a unidade.