02 DEZ 2016
Cinquenta novas nascentes são identificadas em Votorantim

SEMANA DA EMANCIPAÇÃO

Os resultados do Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes, implantado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foram apresentados na tarde desta sexta-feira (2). A solenidade, parte da Semana da Emancipação Política Administrativa do município, foi realizada no Auditório Municipal Francisco Beranger.

No evento, Vitor Hugo Fonseca, membro da ONG Pé de Planta, uma das parceiras da prefeitura no projeto, revelou que 50 novas nascentes foram identificadas, cadastradas e tiveram as áreas demarcadas. Dessas, 38 estavam conservadas e outras 12 em situação preocupante. Ainda segundo ele, 21 nascentes ficam em áreas públicas e outras 17 em áreas privadas das zonas urbana e rural.

Das 50 nascentes, três delas foram recuperadas e revitalizadas, pois necessitavam de cuidados especiais. Todas essas nascentes abastecem córregos, rios, reservatórios e auxiliam na recarga de água de qualidade para a Represa de Itupararanga, o maior manancial da região de Sorocaba, responsável pelo abastecimento de quase um milhão de habitantes.

Além disso, o projeto, que começou em março, movimentou mais de 1.500 alunos da rede municipal. Os estudantes participaram de ecoficinas e outras atividades que tinham o meio ambiente como tema.

O Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes é fruto de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim com a Votorantim Energia, Instituto Votorantim, ONG Pé de Planta e Concessionária Águas de Votorantim.

As atividades da Semana da Emancipação Político Administrativa de Votorantim prosseguem até o dia 10. A programação completa está disponível na página da prefeitura na internet - www.votorantim.sp.gov.br – ou no Facebook – https://www.facebook.com/prefeituravotorantim/?fref=ts.