02 DEZ 2016
Nova tecnologia vai permitir redução no tempo de conclusão de creche

SEMANA DA EMANCIPAÇÃO

O lançamento da pedra fundamental da Creche Professora Cecília Fernanda Arcuri Pacheco, na manhã desta sexta-feira (2), deu sequência à programação da Semana da Emancipação Político Administrativa de Votorantim. Várias autoridades estiveram presentes na solenidade realizada na rua Salvador Roque Romano, Jardim Tatiana.
As obras de construção da creche já começaram. Até o momento, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo realizou a terraplenagem e a área está sendo demarcada. A previsão é de que a unidade seja entregue em quatro meses. Isso graças a uma nova tecnologia que vem sendo usada na construção.
Em junho, uma comissão da prefeitura esteve em Colombo, cidade da Grande Curitiba, Paraná, para conhecer a tecnologia e decidiu trazê-la ao município. Na construção da creche do Jardim Tatiana serão utilizadas placas de PVC preenchidas com concreto. Além disso, a parte elétrica e hidráulica já vem modulada e a obra dispensa chapisco, reboco, pintura e revestimento cerâmico. A laje é substituída por telas metálicas com isopor e forro que garantem a eficiência térmica e acústica.
Se construída de maneira convencional, utilizando alvenaria, chapisco, reboco, pintura e revestimento cerâmico, a unidade de ensino ficaria pronta em oito meses. Com a tecnologia trazida de Curitiba, o prazo cai pela metade.
Depois de concluída, ainda nos primeiros meses do ano que vem, a creche vai atender cerca de 150 crianças de quatro meses a seis anos de idade. A unidade contará com berçários, salas de aula, playground, refeitório e sala multimeios. A obra é totalmente custeada com recursos da prefeitura.
NOVA QUADRA
O Jardim Tatiana ganhou, também na manhã desta sexta-feira (2), uma quadra poliesportiva. Localizada nos fundos da rua Salvador Roque Romano, onde está sendo construída a creche, a quadra é voltada à prática de diversas modalidades esportivas e possui também academia ao ar livre e playground.