20 JAN 2010
Saae orienta população a não interligar rede de águas pluviais com a de esgoto

Nesse perodo de chuvas a equipe do Servio Autnomo de gua e Esgoto (Saae) de Votorantim, tem realizado entre 10 a 12 vistorias dirias, na rede de esgoto das residncias da cidade. que em muitos casos os encanamentos de guas pluviais esto interligados na rede de esgoto. Com isso as casas localizadas em reas mais baixas sofrem com inundaes.

Conforme o Decreto Municipal de n 589, proibido o despejo de guas pluviais na canalizao de esgotos sanitrios, bem como, a interligao dos dois sistemas. Para tanto as instalaes internas de gua e esgotos so inspecionadas pela autarquia, antes da concesso dos servios e, posteriormente, a intervalos regulares.

O setor de fiscalizao do Saae ao constatar essa irregularidade na residncia, num primeiro momento orienta o proprietrio para que essas redes no sejam interligadas. Uma vez que a gua da chuva deve ser levada do interior do imvel at a calada e ter com destino as galerias pluviais instaladas nas vias pblicas.

Em caso da irregularidade persistir e for constatada, o morador ser multado em R$ 246,33 e na reincidncia essa valor ser dobrado. O Saae explica que o objetivo orientar o muncipe, principalmente nas residncias mais antigas, onde essas ligaes eram feitas em conjunto.

A autarquia explica que essa prtica evita transtorno ao cidado e evita que sua residncia seja invadida pela gua da rede de esgoto principalmente nos dias de forte chuva. Mais informaes pelo telefone 3353-8600.

Essa orientao tem sido repassada tambm pela Defesa Civil do Municpio, que nesses dias de grande volume de chuvas, est em estado de alerta. Outra medida adotada pela Prefeitura manter as bocas-de-lobo sempre limpas, para tanto a frente de trabalho conta com o apoio da populao para que no depositem lixo e nem entulhos nessas galerias.