03 DEZ 2009
Proerd forma neste ano cerca de 1700 alunos da rede municipal

A primeira formatura deste semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aconteceu nesta terça-feira (01), para 67 estudantes da escola de Ensino Infantil e Fundamental “Antonio Marciano”, no Parque Bela Vista.

Neste ano o Proerd já formou 1.390 estudantes e nos próximos dias formará mais 363, totalizando 1.753 alunos da rede municipal. As formaturas estão sendo promovidas pela Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Educação e o 40º Batalhão da Polícia Militar e estão sendo realizadas nas escolas e é aberta à participação da comunidade.

O evento desta terça-feira (01), contou com a presença de profissionais da Educação, alunos e comunidade, além de apresentações artísticas dos estudantes, homenagens aos professores e entrega de certificados aos estudantes.

Segundo a instrutora, soldado feminina Françoise Rouco, as aulas objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além da resistência às drogas. “Nas aulas criamos um elo de amizades na qual abordamos a escolha correta, o que queremos é que as crianças fiquem longe das drogas e levem esse programa à frente”, contou.

A aluna Najime Gabrielle de 11 anos comentou sobre o programa. Achei importante aprendi bastante, principalmente sobre as conseqüências das drogas. Meus pais falaram que isso é muito bom e que no tempo deles não havia Proerd. Tenho certeza que nunca vou me envolver com as drogas pelos danos que elas nos causam”, contou.

O casal José e Malvina Domingues acompanharam a formatura da neta e disseram a importância do aprendizado na vida da criança. “Nossa neta sempre comentava sobre o curso e de como estava gostando. Esperamos que este aprendizado para seja uma base para enfrentar o dia-a-dia e que ela multiplique as informações” disse José.

Conforme cronograma as próximas formaturas ocorrerão nos dias: 10, às 10 horas, na escola “Oscar Bento Mariano” (Jardim Tatiana), para 104 alunos. No dia 11, às 18h30, será na escola “Profª Edith Maganini” (Vossoroca), para 138 formandos. No dia 14, às 18 horas, a formatura acontecerá na escola “Isabel Ferreira Coelho” (Rio Acima), para 60 estudantes e a última formatura do ano ocorrerá no dia 15, às 19 horas na escola “Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio” (Parque Morumbi).

Com aulas uma vez na semana durante 3 meses, os estudantes aprenderam através dinâmicas a fortalecer a auto-estima, técnicas de resistência (maneiras de dizer não) às diversas fontes negativas de pressão para o uso de drogas, e os malefícios causados pelas drogas lícitas (bebidas alcoólicas, cigarros, etc...) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, etc...).