30 MAI 2023
Votorantim oferece van adaptada para transporte de pessoas com deficiência
O veículo faz o translado para essa população-alvo realizar atividades esportivas e culturais

Na luta pela maior inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), a Prefeitura de Votorantim, em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu uma van adaptada para o uso em atividades esportivas, culturais e práticas ao ar livre. O veículo faz parte do programa Cidade Acessível, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O veículo utilizado pela Secretaria de Esportes faz o translado para essa população-alvo realizar atividades esportivas e culturais em Votorantim. O automóvel comporta três cadeirantes e seis andantes, e possui uma rampa de acesso.

O projeto está em processo de implementação no município, mas já tem auxiliado o paratleta Isaac Santos Carvalho, de 16 anos. “Usei duas  vezes. A primeira era a festa da instalação do município, e a segunda foi a ida para o Comitê Paralímpico Brasileiro, onde fui participar do Brasileiro Sub-20 de Atletismo, em São Paulo”, conta Isaac.

O paratleta destaca a ótima preparação dos motoristas em receber pessoas com deficiência e a importância da van para maior inclusão. “Proporciona segurança e conforto”, diz.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Regina Bernadete, tem trabalhado junto com a Secretaria de Esportes pela oficialização do projeto. “É fundamental que as atividades de esporte, cultura e lazer promovam a socialização, a criação de vínculos e o sentimento de pertencimento à sociedade.”

O pré-agendamento da van adaptada deve ser feito através do telefone (15) 3243-1519. O veículo faz o trajeto de ida e volta do destino solicitado pelo munícipe. No momento, como ainda o projeto está em fase de implementação, a secretaria arca com demandas somente aos fins de semana para eventos esportivos e culturais.

Este é só mais um dos projetos do programa Cidade Acessível. Votorantim conta com equipamentos e playground adaptados para PcDs, na praça Lecy de Campos.

Fotos: https://l1nk.dev/aaswk
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim