01 FEV 2023
Prefeitura de Votorantim implanta prontuário eletrônico na UPA Jataí

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí inicia nesta quarta-feira (1º) o uso do prontuário eletrônico do paciente. A implantação desse sistema tem o objetivo de melhorar a assistência ao paciente, além de combater o desperdício de recursos e registrar a produção de consultas e exames.

O uso do prontuário eletrônico mudará para melhor a rotina de trabalho na UPA Jataí. A equipe fará o acolhimento e terá acesso ao histórico do paciente na unidade de saúde.

O médico terá em mãos, de forma eletrônica, todos os exames realizados pelo paciente na UPA Jataí. O profissional de saúde também saberá quais medicamentos foram prescritos em consultas anteriores e informações sobre doenças pré-existentes.

Segundo Juliana Belutti, gerente da UPA Jataí, a partir de 1º de fevereiro, todos os setores da unidade estarão interligados com o prontuário eletrônico. “Todo o processo, desde o acolhimento até o atendimento ao paciente, agora, será via sistema, sem a necessidade de preencher papel”, conta. “No prontuário de cada pessoa atendida ficará registrado quantas vezes ela passou pela UPA, quais exames foram feitos e todo histórico de saúde”, completa.

Os profissionais da UPA Jataí passaram por um período de treinamento antes da implantação do sistema. O processo envolveu também os funcionários do setor de farmácia, os quais também utilizarão o prontuário eletrônico para o controle de estoque.

A implantação do prontuário eletrônico no sistema de saúde integra o plano de metas do atual governo municipal. O objetivo da Prefeitura é ampliar esse serviço para as demais unidades, como UBSs e ESFs.

Fotos: bit.ly/3wJS9fJ
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim