16 JAN 2023
Saúde disponibiliza temporariamente vacinas contra meningite
Imunização abrange trabalhadores do setor de saúde, bebês, crianças e jovens
A Vigilância Epidemiológica de Votorantim disponibiliza temporariamente a vacina Meningocócica C para crianças até 10 anos 11 meses e 29 dias que nunca receberam nenhuma dose.
Importante destacar que no calendário de rotina essa vacina é ofertada para crianças menores de um ano no esquema de três doses. A primeira aos três meses, a segunda aos cinco e uma de reforço aos doze meses.

Os jovens de 15 a 19 anos que nunca receberam nenhuma dose dessa vacina ou da vacina Meningocócica ACWY também podem ser imunizados contra a Meningocócica C.

A vacinação está disponível para trabalhadores que apresentarem comprovante de trabalho em estabelecimento de saúde e estagiários que apresentem declaração de que estão em campo de estágio atualmente. As doses são para quem nunca recebeu essa vacina.

A vacinação para todos esses grupos está autorizada até o final de fevereiro.

Já a vacina Meningocócica ACWY está temporariamente autorizada para jovens de 13 e 14 anos que nunca tenham recebido esse imunizante. A ação está autorizada até o final de junho. Essa vacina também é disponibilizada no esquema vacinal de rotina para jovens de 11 e 12 anos.
Fonte: Decom
Autor: Joel Robson