05 JAN 2023
Principais ações realizadas pela secretaria de saúde em 2022

2022 foi muito agitado na área da saúde em Votorantim. Com mais de R$ 600 mil investidos em equipamentos, processo de reabertura da UPA Central e a formação do Comitê de Ética de Enfermagem, a Secretaria finalizou o ano com muitas outras realizações. Vamos ver algumas delas.

Confira algumas ações da Secretaria de Saúde em 2022:

Mutirões:

A redução da demanda e tempo de espera para realização de consultas e exames pelo munícipe se deu pelos diversos mutirões feitos.

• Mutirões de Consultas especializadas: neuroinfantil, cirurgia geral, oftalmológico, ortopedia, vascular, gastroenterologia, histeroscopia e sling;

• Mutirões de Exames: USG de Mama, USG Transvaginal, USG Próstata, Dopler, Endoscopia, Colonoscopia e Mamografia.

Projeto Oftalmologia nas Escolas:

Houve agendamentos de consultas oftalmológicas para crianças para reduzir demanda e tempo de espera para realização de consultas e exames e ainda conseguir o diagnóstico precocemente.

Samuzinho - Capacitação presencial do projeto nas escolas:
Capacitação de cerca de 200 diretores, supervisores, inspetores e escriturários da rede municipal de Votorantim no Teatro Municipal, equipes de UBS´s e EF´s em primeiros socorros e cerca de 300 auxiliares de creche da rede municipal.

Implementação do Centro de atendimento especializado a criança Autista (Caeca):

Inaugurado em dezembro de 2021, o Caeca foi implementado em janeiro de 2022 e até o final do mesmo ano houve mais de 6 mil atendimentos multidisciplinares, contemplando 264 crianças de até 12 anos com diagnóstico de autismo.

Outubro Rosa:

Foram disponibilizadas 584 mamografias a mais no mês de outubro para rastreamento do câncer de mama em mulheres acima de 50 anos ou em mulheres com nódulo palpável suspeito.

Novembro azul:
Para maior controle da comorbidade, houve a ampliação na assistência aos idosos do município para a prevenção do câncer de próstata em homens a partir de 50 anos. Foram disponibilizadas dosagens de PSA para atenção primária em mais 300 homens.

Implantação do Programa Doce Lar:

Atendimentos aos pacientes com dificuldade de locomoção com comorbidades controladas, mas que não conseguem se locomover até uma unidade de saúde.

Imunização:
Com a Secretaria de Educação, houve a avaliação das carteiras de vacinação de todos os alunos da rede municipal de ensino e palestra sobre vacinação e doenças imunopreveníveis para alunos da rede de ensino estadual com idade entre 14 e 17 anos através de parceria com a escola Daniel Verano.

Vacinação:

• COVID-19;

• Realização de mutirões de vacinação em escolas da rede municipal de ensino para crianças com idade entre 5 a 11 anos;

• Campanha Nacional de Multivacinação e contra Poliomielite.

Zoonoses - Combate às arboviroses:
Com a criação do comitê gestor de combate às arboviroses houve a mobilização de diversos setores do serviço público para redução da ocorrência de casos de dengue.

• Vistoriadas em mais de 12 mil casas em várias regiões da cidade;

• Nebulização em 7330 imóveis;

• Foram realizadas 335 vistorias para eliminação de focos de larvas em locais com acúmulo de materiais;

• Retirados índices larvários e detecção de principais bairros e recipientes com larvas. Foram visitados mais de 2 mil imóveis;

• 44 candidatos a vaga de Agentes de Controle de endemias tiveram capacitação de assuntos como arboviroses, leishmaniose, raiva, entre outros;

• Intensificação de ações multi setoriais no combate as arboviroses;

• Semana de 21 a 26 de novembro foi realizado várias ações de mobilização da comunidade, como trabalho em escolas, prédios públicos, terminal de ônibus, entre outros.

Zoonoses - Vigilância, Prevenção e Controle da Raiva:
Vacinação antirrábica de cães e gatos através da estratégia de rotina no Posto de Vacinação Permanente do Setor de Zoonoses.

Manejo e controle da população de cães e gatos:
Houve o recolhimento seletivo de cães e gatos e alojamento e tratamento médico veterinário para que eles fossem doados. Além disso, um curso para atendimento de ocorrências de maus tratos contra animal foi realizado nos dias 15 e 16 março 2023.

Início construção da UESF São João:
A unidade, que está com mais de 50% da obra concluída, vai contar com dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, um consultório de odontologia, farmácia, sala de vacina, sala de curativo e aerossol, esterilização, sala de agentes comunitários de saúde, entre outros serviços.

Aquisição de equipamentos médicos:
Alguns equipamentos importantes foram adquiridos para a modernização no atendimento à saúde, como cardioversor, bomba de infusão, ventilador pulmonar, monitor multiparâmetros e eletrocardiógrafo.
Autor: Laura Mazo, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano