29 DEZ 2022
Confira as dicas para se prevenir e cuidar da saúde nas festas de final de ano
Para prevenir e evitar desconfortos, alguns cuidados são necessários
Com as festas de final de ano, vários tipos de alimentos e bebidas alcoólicas podem causar riscos à saúde. Para prevenir e evitar desconfortos, alguns cuidados são necessários.
Nas confraternizações e celebrações familiares, a ingestão exagerada de alimentos ricos em gorduras, carboidratos e açúcares podem causar distúrbios digestivos como náuseas, vômitos, diarreia e má digestão. A longo prazo, a alimentação incorreta pode evoluir para doenças como diabetes e hipertensão.
Já a ingestão de álcool pode causar transtornos de comportamento como agressividade, problemas no estômago e também no fígado. Além de problemas no dia seguinte, conhecido como ressaca, os sintomas podem ser dor de cabeça, sede, sensação de boca seca, náuseas e tontura.
Segundo o coordenador médico da Secretaria da Saúde (Sesa), Gastão Miguel, os cuidados com a saúde são muito importantes. "Hábitos de vida saudáveis são sempre bem-vindos e proporcionam uma qualidade de vida, evitando desta forma uma série de doenças causadas por maus hábitos alimentares, ingestão de álcool, fumo, álcool e sedentarismo”, explica.
Para se manter saudável durante as comemorações, as dicas são simples: ingerir comidas e bebidas alcoólicas de forma responsável, optar por alimentos leves e de fácil digestão, beber bastante água, não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas leves, como pequenas caminhadas.
Autor: Thaís Verderamis