27 DEZ 2022
Copinha gera expectativa em Votorantim e Região
Competição é a grande atração na cidade no mês de janeiro

A Copa Votorantim de Futebol Sub-15 está chegando em sua 27° edição e é marcada por revelar grandes nomes do futebol brasileiro. Nos últimos anos, a população votorantinense pôde ver Neymar, Vinicius Jr e Rodrygo passando pelos gramados do Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri. A grande promessa do Palmeiras (já vendido ao Real Madrid, em uma transação que pode chegar a R$ 407 milhões), Endrick também tem passagem por Votorantim.
Por ser a única competição nacional desta categoria, a copinha atrai olheiros de diversos clubes que acabam marcando presença nos jogos para avaliar possíveis promessa para o futebol de nosso país. Além disso, representantes da Seleção Brasileira sub-15 também comparecem para assistir aos jogos. Esse foi o caso na último edição do campeonato (2022), em que Carlos Eduardo Patetuci, técnico da seleção brasileira sub-15, esteve presente para conferir as partidas do mata-mata. “Hoje, nessa idade sub-15, só temos essa competição nacional. É uma boa amostra pra gente”, disse, na ocasião.

Seleção de Votorantim
Com isso, a procura por uma vaga na Seleção de Votorantim é muito grande, fazendo com que famílias de outras cidades da região tragam seus filhos para o processo avaliativo na cidade. Esse foi o caso de Miriam Aparecida e Rafael Pires Assunção. Eles são de Guareí e trouxeram o filho de 13 anos, Matheus Gabriel, para a seletiva da Seleção de Votorantim. "É o sonho dele, então a gente faz o possível”, diz a mãe. Já o garoto Diogo Saraiva, de 13 anos, veio de Jundiaí tentar uma vaga. Sobre sua inspiração para enfrentar peneiras como essa, o garoto responde com convicção: “Neymar”.

6 Estados
Em 2023, a copinha contará com clubes de seis Estados (BA, GO, MG, RS, SC e SP) o que acaba dando grande movimentação e exigindo organização da cidade. Isso é visto com bons olhos pelo votorantinense Lucinei Fernando Vieira Barros, de 45 anos. Ele sempre morou na cidade e fala com grande expectativa sobre os jogos. “A gente vê aí que vem pessoas da região inteira. A cidade se organiza muito bem para esses jogos, então Votorantim realmente para pra ver”, comenta.
O sorocabano Alessandro Manuel de Oliveira, de 44 anos, lembra que quando era mais jovem e ainda trabalhava em Votorantim, aproveitava o tempo livre para assistir aos jogos com os amigos. Trabalhando em Sorocaba, atualmente, ele pretende reservar um tempo para vir até Votorantim acompanhar alguma partida, “Pela correria do dia a dia, do serviço, às vezes, não bate o horário. Mas a hora que der certinho algum jogo, qualquer jogo, eu venho assistir sim”, finaliza.

Autor: João Torres, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano