26 DEZ 2022
Secult Votorantim lança editais do Fundo Municipal de Cultura com recorde de investimento
Com investimento de R$ 400 mil, é o maior valor da história do Fundo
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo - Secult e do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim – FMC lançou na última sexta-feira (10/12) dois editais de fomento à cultura para financiamento de projetos de artistas e produtores culturais da cidade. Com investimento de R$ 400 mil, é o maior valor da história do Fundo, que foi instituído em 2015.
Os interessados em participar terão das 10h do dia 26 de dezembro até às 16h do dia 10 de fevereiro de 2023 para inscrever seus projetos através da plataforma on-line Prosas, com link disponível em: www.secult.votorantim.sp.gov.br/-editais .
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Domingues, a digitalização da seleção busca além de facilitar o acesso aos artistas e produtores, tornar o processo mais ágil e moderno, sendo que Votorantim é a única cidade da Região Metropolitana de Sorocaba a adotar a inscrição de projetos em editais de fomento por meio de uma plataforma digital. Segundo o Gestor do Fundo Municipal de Cultura, Wesley Rebolo, a cada edital do FMC a Secult aprimora os procedimentos de seleção de projetos e a digitalização juntamente com o processo seletivo coloca os editais de Votorantim entre os mais modernos do país. Ainda de acordo com Wesley, o investimento recorde proporcionará que o Fundo Municipal de Cultura atenda o dobro de artistas já contemplados até o momento.
Poderão ser inscritos projetos nas áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Literatura; Manifestações da Cultura LGBTQIA+; Música; Patrimônio Histórico e Teatro.  No edital de acesso ao FMC, os projetos poderão ser financiados com até R$ 5 mil no módulo I  ou  até R$ 10 mil no módulo II. Já no edital principal de Valorização da Cultura, os projetos podem pleitear até R$ 30 mil. Com ambos editais, a Secult prevê o atendimento de 25 projetos.
Os editais foram construídos com base nas diretrizes sugeridas em audiência pública realizada pela Secult em maio deste ano, de forma que a sociedade civil pudesse participar com poder decisório e tornar a seletiva coerente com a realidade cultural do município.
Para mais informações a Secult disponibiliza atendimento mediante agendamento pelo WhatsApp 1532435814 ou pelo e-mail sec@votorantim.sp.gov.br .

Autor: DECOM