07 DEZ 2022
Bica do Icatu é reaberta ao uso da população em Votorantim
Os últimos laudos apontaram baixa quantidade de nitrato na água
A prefeita Fabíola Alves reabriu oficialmente na manhã desta quarta-feira a Bica do Icatu à população votorantinense. A Bica estava fechada desde maio de 2019 por conta de excesso de nitrato na água.
O secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Leite, o Mineiro, lembrou que a reabertura da bica era um anseio da população. “A gente trabalhou bastante para trazer o sistema de fornecimento de água da Bica do Icatu com qualidade, com garantia que é uma água potável e própria para o consumo humano. (...) Com todo o investimento que foi feito, hoje a água está potável e a gente vai voltar a deixar com que a população usufrua da água da Bica, que é um anseio da população aqui de Votorantim”, disse Mineiro.
Por sua vez, a prefeita Fabíola Alves enfatizou a preocupação dos técnicos da Prefeitura com a qualidade da água antes que a bica voltasse a ser reutilidada. “A equipe do meio ambiente, da Sesp, da Prefeitura de Votorantim trabalhou bastante para reabrir esta que era um pedido bastante cobrado pela população de Votorantim. Mas havia uma preocupação que era com a qualidade. Não adiantava deixar algo que fosse causar algum problema de saúde, então essa era a nossa primeira preocupação. Nós trabalhamos bastante, foi instalado um sistema novo. Tivemos que fazer diversos laudos para verificar a qualidade dessa água. Inclusive o último laudo nós pegamos ontem para certificar que o sistema estava funcionando. E a água está com qualidade, está apropriada para o consumo, para a população poder usufruir desse benefício”, disse Fabíola, antes de descerrar a placa de Reabertura da Bica do Icatu.

Laudo
Na última terça-feira, a Prefeitura obteve um último laudo técnico que atestou a baixa quantidade de nitrogênio-nitrato na água. Segundo o laudo, o Valor Máximo Permitido (VMP) é de 10 mg/L e o resultado encontrado foi de 0,3mg/L na água da Bica do Icatu, portanto, apropriada para o uso da população. Logo após o descerramento da placa, um munícipe, senhor Samuel, foi o primeiro a encher um galão de água para usar em sua residência.

Autor: Marcel Stefano