01 DEZ 2022
Projeto ´Paixão pelo Esporte´ é desenvolvido em Votorantim
O projeto 'Paixão pelo Esporte' é desenvolvido pela primeira vez em Votorantim, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos. Com início em novembro, o projeto já tem 70 inscrições e 30 alunos participando ativamente.
Feito no contraturno escolar, o projeto é desenvolvido de segundas e quartas-feiras, em quatro turmas por dia, a primeira das 8h30 às 9h30, a segunda das 9h30 às 10h30, a terceira das 14h às 15h e a quarta das 15h às 16h.
Segundo o coordenador do projeto, Ronaldo Henrique, ex-jogador de vôlei, conhecido como Royal, o esporte vai muito além da prática esportiva e da saúde. “A importância para a criança é o convívio que o esporte proporciona, é a socialização. É tirar a criança da ociosidade. Uma coisa que eu sempre falo é que o vôlei é um dos poucos esportes que você depende de outra pessoa, você tem que passar a bola para outra pessoa, ela tem que passar a bola para você e assim vocês vão jogar”, conta.
O projeto é para as escolas públicas da cidade. Os pais que desejam inscrever os filhos devem ir até a escola Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos e preencher um formulário de inscrição, é totalmente gratuito e os alunos ganham a camiseta do projeto.
Segundo outro coordenador do projeto, Eduardo Júnior, ex-jogador de vôlei, conhecido como Eduzão, o projeto evita a ociosidade. “Nós estamos tirando as crianças co celular, do computador, das ruas. Então, o projeto dentro da escola é para trazer a criança a praticar uma modalidade que é o voleibol com outras pessoas e não ficarem ociosas em casa que, hoje, é a nossa preocupação”, comenta.
O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Esporte (Sedesp), Educação (Seed) e da Ong Vivendo o Esporte, liderada pelo ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Ronaldo Henrique, conhecido como Royal.
Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano