04 OUT 2022
Recenseadores encontram dificuldade para realizar Censo Demográfico
Por isso, o IBGE dá dicas de como identificar um recenseador
Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) têm encontrado dificuldade para realizar o Censo Demográfico na cidade de Votorantim. O maior impedimento é o receio da população sobre os recenseadores, por isso, o IBGE dá dicas de como identificar um pesquisador.
Recenseadores são devidamente identificados por: boné, máscara de proteção, colete, crachá, um aparelho eletrônico chamado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), e bolsa com o nome do órgão. Além disso, tanto no colete, quanto no crachá, está o número do IBGE e o endereço eletrônico, caso o munícipe queira confirmar a identidade do pesquisador: 0800 721 81 81 ou www.ibge.gov.br.
Como se não bastasse tanta informação, o crachá também possui um QR Code. Ao apontar um smartphone para o código, a identidade do recenseador também fica disponível. Os pesquisadores têm de passar em todas as moradias para preenchimento de questionário.

O Censo Demográfico

O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada em todo o território brasileiro de 10 em 10 anos. Os recenseadores do IBGE visitam todos os domicílios para captar aspectos fundamentais dos modos e condições de vida dos brasileiros. A resposta a essa pesquisa é obrigatória por lei e todos os dados dos munícipes também são protegidos e são usados pelo Governo para a elaboração de políticas públicas de acordo com os dados apontados no Censo.
As respostas geram dados representativos do nosso país nas áreas de educação, trabalho, fecundidade, entre outros. Com isso, auxiliam a tomada de decisões pela Administração Pública, a análise de investimentos pela iniciativa privada, os estudos acadêmicos pelas escolas e universidades, o amplo conhecimento da realidade local pela sociedade civil.
Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano