23 SET 2022
Caeca e Naee recebem secretária da saúde de Canaã dos Carajás, no Pará
O objetivo da visita foi trocar experiência com as demais secretarias
O Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca) e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) receberam nesta quinta-feira (dia 22 de setembro), a secretária da saúde de Canaã dos Carajás, no Pará, Daiane Celestrini Oliveira.
A visita foi realizada após a secretária ouvir falar dos serviços durante uma viagem a Sorocaba. Foram apresentadas a estrutura dos locais, os profissionais e forma de atendimento de cada um.
O objetivo é trocar experiência com as demais secretarias e mostrar o trabalho desenvolvido na cidade. Segundo a secretária da saúde Daiane Celestrini Oliveira, a visita teve o objetivo de buscar mais informações sobre o programa votorantinense. “Nós estamos buscando experiência, principalmente no tratamento dos pacientes com autismo. É algo que nós estamos buscando implementar no nosso município”, disse.
Caeca
O Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca), completou neste mês nove meses de funcionamento. No mês de agosto, o Centro atendeu 146 crianças com o Transtorno do Aspectro Autista (TEA) e realizou 700 atendimentos com a equipe multidisciplinar.
O local, anexo ao Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, conta com uma equipe composta por psicólogo, psicopedagogo, educador físico, assistente social, neuropediatra, psiquiatra, enfermeira, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudióloga.
O acesso ao serviço, que é gratuito, é feito pelos próprios médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), que fazem o diagnóstico e encaminham para o Caeca.
Naee
O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee), também com nove meses de atendimento, atualmente atende 215 crianças e tem uma lista de espera de mais de 500 alunos. O local atende crianças por meio de encaminhamento das escolas.
A princípio o Núcleo atendia somente crianças com laudo, com alguma deficiência que, de alguma forma, interferisse no aprendizado do aluno. Depois foram abertas oportunidades para crianças que não possuem laudo, mas apresentam problemas de aprendizagem.
A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e fonoaudiólogo. Para ser atendida no núcleo, a criança é encaminhada pela escola e passa por uma triagem, que definirá a necessidade do atendimento e o profissional ou profissionais que o aluno necessitará.
Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano