16 SET 2022
Centro de Operação Integrada é inaugurado oficialmente
O Centro de Operação Integrada (COI) de Votorantim foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (16). O local funciona 24 horas por dia recebendo as imagens de videomonitoramento, captadas pelas câmeras instaladas nos 138 próprios municipais, além de ruas e avenidas da cidade. Os locais mais afastados do Centro também possuem o equipamento, o que coíbe o descarte irregular de lixo, entulhos e outros materiais inservíveis.
De acordo com o secretário de Administração, Gabriel Rangel, com a instalação do COI houve uma ampliação do sistema de monitoramento. “Atualmente são 1044 câmeras. Em relação ao contrato antigo, o número mais que dobrou, pois, anteriormente, eram 495 câmeras de segurança. Somente nas vias públicas, passaram de 20 para 52”, explica.
A leitura de placas de veículos também está disponível, formando o que é conhecido por Muralha Eletrônica. Por meio dela, se houver queixa de furto ou roubo do veículo, as forças de segurança são avisadas e podem tomar as medidas aplicáveis nesses casos.
A prefeitura de Votorantim realizou convênio com o Detecta, Sistema do Governo do Estado que integra informações para auxiliar a tomada de decisões das Polícias militar, rodoviária, civil e científica. O Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal também recebem os subsídios necessários.
Autor: Joel Robson