02 SET 2022
Votorantim recebe reconhecimento do programa VerdeAzul
 A última vez que a cidade teve a certificação foi em 2016
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi qualificada no Programa Estadual VerdeAzul. Do ranking com 645 municípios paulistas, a  cidade subiu 106 posições em um ano, passando da 201ª posição em 2020, para a 95ª posição em 2021. A última vez que a cidade teve esse reconhecimento foi em 2016.
A nota de 2020 foi 38,34, já em 2021 a pontuação atingiu 75,06. Ou seja, subiu 95,8% e, com isso, Votorantim está no 8º lugar da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, que envolve 35 municípios.
O reconhecimento aconteceu em uma cerimônia realizada em São Paulo no dia 23 de agosto, quando os representantes da pasta receberam um certificado do Governo Estadual. Essa qualificação traz uma melhoria na gestão ambiental municipal com ações ambientais estratégicas do programa.

Ações da Sema
A Secretaria do Meio Ambiente junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) retomaram as ações do programa VerdeAzul em 2021. Com ações nas seguintes áreas: resíduos sólidos, esgoto tratado, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.
Os trabalhos que se destacaram para a conquista da qualificação foram a recuperação de córregos e nascentes, ações de educação ambiental, articulações e eventos ambientais.
Autor: DECOM