09 AGO 2022
Consultório na Rua atenderá em três locais nesta semana
 Um dos endereços é novo, o ponto fica no Jardim Archila
O Consultório na Rua atenderá nesta quarta-feira (dia 10 de agosto) na Praça da Bandeira, no bairro da Chave, das 12h às 15h e na Casa de Passagem, localizada na avenida Reverendo Manoel da Conceição, nº 1739, Vila Protestantes, das 15h às 18h.
Na quinta e sexta-feira (11 e 12 de agosto), a ambulância estacionará no Jardim Archila, entre a avenida Philomena Lopes Vasques e avenida Octávio Augusto Rangel, das 8h às 14h. O novo ponto é uma tentativa de melhorar as abordagens e facilitar o acesso dos moradores de rua ao serviço.
“Nós saímos para abordar, porque as pessoas em situação de rua não têm ainda noção que o nosso atendimento é exclusivo deles”, diz a enfermeira Rita de Cássia Oliveira. À medida que a notícia vai se espalhando, explica ela, “muitos moradores que já têm o conhecimento trazem outros colegas para que a gente dê o auxílio”.

Atendimento
Com as botas, não é possível ver a situação dos pés de Marcos Moura de Oliveira, de 53 anos que está em situação de rua. Há alguns dias nesta condição, caminhou grandes distâncias de chinelo, antes de ganhar um par de botas e uma blusa de frio.
Quando passou pelo Consultório na Rua não imaginou que o serviço fosse voltado para casos como o dele. “Vi vocês aqui, mas eu pensei que era outra coisa. Depois encontrei com vocês no terminal”, relata Oliveira, sobre a abordagem.
Com o atendimento, Marcos Moura de Oliveira foi encaminhado pelo assistente social para o Poupatempo de Votorantim para tirar uma nova via do documento de identidade de forma gratuita. Também foi encaminhado para a Casa de Passagem para tomar banho, se alimentar e trocar as roupas, bem como, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para que tente uma reinserção no mercado de trabalho.
Quando necessário também é feito o encaminhamento para a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) para realizar o Cadastro Único e, com isso, conseguir os benefícios caso tenha direito. Oliveira já tinha seu cadastro feito.
Na área da Saúde, Marcos foi encaminhado ao clínico geral para solicitar uma consulta com o oftalmologista. Ele se queixou de dor, pois usava óculos, que foram furtados. Será realizado ainda um encaminhamento para o dentista, devido a machucados e queixas de dor.
A equipe faz o acompanhamento dos casos, se os atendidos vão às consultas, se realmente seguem para a Casa de Passagem e se estão devidamente atendidos. Depois dos atendimentos, alguns moradores em situação de rua reencontraram a família e voltaram para a casa.