05 AGO 2022
Secretaria tenta localizar família de idoso que teve AVC
Morador de rua, conhecido como Jaburu, José Roberto sofreu um AVC em Votorantim
Um idoso de 63 anos, morador de rua, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em Votorantim no início deste ano. José Roberto dos Santos, conhecido como ‘Jaburu’ pela região central, onde cuidava de carros e pedia no farol, ficou com sequelas do AVC, perdeu a fala e ficou com movimentos restritos no braço e perna do lado direito.
A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) conseguiu transferir o idoso até uma Instituição de Longa Permanência em Sorocaba, onde está amparado, e está tentando localizar os familiares, que são importantes no processo de recuperação.
As informações da Seci são que o José Roberto dos Santos é natural do Rio de Janeiro e já era morador de rua em Votorantim há alguns anos. A documentação do idoso está sendo providenciada.
Jaburu foi encontrado pela equipe da Secretaria da Saúde (Sesa) com os sintomas de AVC, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jataí onde foi socorrido e depois ficou por mais alguns dias internado no Hospital Municipal Doutor Lauro Roberto Fogaça.
Segundo a assistente social Débora Moreira da Silva, “devido às sequelas do AVC, ele está com os movimentos e fala ainda limitados. Durante o tempo em que viveu na rua, ele sempre se negou a falar do passado. Ele sempre quis falar só do momento atual. Agora sente falta da família, mas tem a dificuldade da fala”, conta.
A Seci solicita às pessoas que tiverem mais informações sobre o José Roberto dos Santos e sobre a família dele, que entrem em contato por meio do telefone (15) 3353-8648.

Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano