26 JUL 2022
Prefeitura de Votorantim usará energia solar
As placas não tiveram custo para o município
Com um total de 224 placas, a Prefeitura de Votorantim, por meio do Programa de Eficiência Energética da CPFL, usará energia solar e com a instalação iniciará uma usina fotovoltaica. As placas não tiveram custo para o município.
O engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), Saulo Guilherme, diz que são vários os benefícios. “Com as placas solares ocorre uma geração de energia limpa e renovável e economia de energia nos locais instalados”.
Serão 180 placas no Paço 1 (Prefeitura de Votorantim) e 44 no Paço 2 (Secretaria de Serviços Públicos). Sendo assim, é prevista uma geração de 111,45 mwh/ano e 26,05 mwh/ano, respectivamente.
As placas chegaram no dia 12 de julho e a empresa responsável tem até o final do ano para a instalação. A energia elétrica gerada será conectada à rede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e, por um período de 12 meses, será realizada a medição e verificação da energia elétrica gerada.
A Prefeitura de Votorantim fica localizada na avenida 31 de Março, 327. A Secretaria de Serviços Públicos está situada na avenida Moacir Oséias Guitte.

Sobre o programa
O Programa de Eficiência Energética foi criado pela Lei nº 9991/00, com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. A lei determina que as empresas concessionárias de distribuição devem aplicar anualmente um percentual mínimo definido de sua Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Eficiência Energética.
A Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da empresa VA Engenharia, por via do contrato de n° 068/2021, se inscreveu no programa e foi contemplada com as placas.
Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano