27 JUN 2022
Programa Conexão Água é lançado nesta terça-feira
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura Municipal de Votorantim ajudou a criar e participa do “Programa Conexão Água”, para proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade entre as Unidades de Conservação (UC) da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema. O programa será oficialmente lançado nesta terça-feira, dia 28, às 9h30, na sede da Agência Ambiental de Sorocaba (Cetesb), localizada na Rua Epitácio Pessoa, 269, Além Ponte, Sorocaba.

Os principais objetivos são a conservação e a recuperação ambiental, proporcionando a recarga de água nos mananciais e a formação de corredores ecológicos na região, ao aproximar e/ou conectar os remanescentes florestais.
Um dos principais intuitos da criação destas UCs é justamente preservar a biodiversidade e o entorno do reservatório de Itupararanga, que recebe grande pressão da crescente população e do crescimento socioeconômico, além das intensas estações de estiagem. A represa é responsável pelo abastecimento de água de uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

Além da Prefeitura de Votorantim, o programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó e Salto de Pirapora, contando também com o apoio da Fundação Florestal Estadual e do Programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo, do Comitê e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, da Floresta Nacional de Ipanema do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), por meio da Rede de Educação Ambiental (Reauso) e Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (Gaia).

As ações de recuperação serão realizadas tanto em área urbana, quanto rural, por meio do plantio de árvores nativas. As ações de conservação ambiental são feitas por meio da criação de Unidades de Conservação, parques e praças municipais.

As áreas verdes conservadas mantêm a capacidade de recarga hídrica no lençol freático. Além disso, oferece abrigo e alimento à fauna nativa, melhora a qualidade do ar, ameniza as altas temperaturas, cria locais para o lazer das pessoas, entre outros diversos benefícios.

Já para a realização das ações de recuperação ambiental em áreas públicas, a Sema, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mobiliza mão de obra e equipamentos necessários para a roçagem da vegetação de gramíneas. Também é feita a perfuração dos berços onde as mudas de árvores são plantadas, além da colocação de insumos para aumentar as chances de sobrevivência das plantas, como adubo e hidrogel.

As mudas nativas são produzidas no Viveiro Municipal de Mudas de Votorantim, onde as pessoas podem solicitar a doação. O pedido deve ser feito na sede da Sema, no Parque Ecológico do Matão, na rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), que desenvolve o “Programa Nascentes”, serão oportunizados apoios aos proprietários rurais, para que realizem, sem custos, a restauração de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades.
O programa será oficialmente lançado no dia 28 de junho às 09h30 na sede da Agência Ambiental de Sorocaba – CETESB, localizada na Rua Epitácio Pessoa, 269, Além Ponte, Sorocaba.

Autor: SEMA