13 JUN 2022
Vacinação contra Influenza e Sarampo estão abaixo da expectativa
As 15 UBSs e ESFs aplicam as doses das 8h às 14h
A vacinação contra Influenza e Sarampo em Votorantim estão abaixo da expectativa baseada em cada um dos públicos-alvo. A vacinação infantil de Sarampo atingiu apenas 36% do número esperado, apenas 2.726 crianças, e a campanha contra Influenza atingiu somente 52%, no total 22.062 pessoas. As 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) aplicam as vacinas de Sarampo e Influenza das 8h às 14h.
Sarampo e Influenza são doenças de transmissão respiratória. Com o tempo frio, os locais tendem a ficar mais fechados, sem circulação de ar, o que agrava o contágio. Além do perigo de surtos, o risco é que o sistema de saúde seja sobrecarregado e os quadros das doenças sejam confundidos com os sintomas de Covid-19.
Segundo a chefe de Vigilância Epidemiológica de Votorantim, Siméia Abe Paes, “é preciso tomar a vacina o mais rápido possível, porque depois da vacina ainda são necessários 15 dias para a imunização ficar completa e o corpo passar a produzir os anticorpos”, explica.
A vacina contra o Sarampo é aplicada em bebês a partir de seis meses até crianças de quatro anos e 11 meses e em profissionais da saúde com o esquema vacinal incompleto. Para tomar a vacina, os pais devem apresentar a carteirinha de vacinação da criança mais o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina contra Influenza está sendo aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos completos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, educação e forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, com comorbidades e acima de 60 anos de idade. Para tomar a dose do imunizante é necessário apresentar um documento com foto, CPF, cartão do SUS e a carteira de vacinação da Covid-19.
Autor: Thaís Verderamis, programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano