20 MAI 2022
Pessoas devem se proteger do frio intenso
Com a chegada de temperaturas mais frias, os costumes das pessoas mudam e alguns cuidados são necessários para manter a saúde e o bem-estar. Saiba como se proteger e se manter saudável nesta época do ano, quando as temperaturas chegam a atingir um dígito e ficam muito próximas do zero grau. O coordenador médico da Secretaria da Saúde (Sesa), Gastão Miguel Barbosa Santos, de 54 anos, informa cuidados simples que devem ser tomados.
Ao sair de casa, agasalhe-se adequadamente para evitar a perda de calor do corpo (hipotermia). Outro cuidado é com o excesso de alimentação. Segundo ele, com este tempo, as pessoas costumam comer mais, é importante não exagerar nas comidas calóricas e continuar a ingestão de frutas, verduras e legumes para manter o sistema imunológico saudável.
Atividades físicas também precisam ser mantidas, com roupas de inverno e água ou chás sem açúcar para manter a hidratação.
É necessário manter a vacinação em dia, as mãos sempre limpas e utilizar a máscara facial quando próximo a pessoas contaminadas ou, em caso de contrair algum vírus para não propagar. Outra dica é manter os locais abertos e ventilados.
Crianças com máscaras
“O uso da máscara, que não tem mais a obrigatoriedade e foi retirada pelo Estado, mais ainda orientamos que as crianças – principalmente as resfriadas - permaneçam de máscaras. Aquelas crianças que têm doenças crônicas, mantenham o uso das máscaras nas escolas. Pessoas com problema respiratório devem redobrar a atenção e devem usar a máscara principalmente em ambientes fechados, ambientes de muita aglomeração. Em casos de sintomas, como tosse e febre mais intensa, as pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo”, disse o médico Marcus Marson, da Vigilância Epidemiológica de Votorantim.

Autor: DECOM