13 MAI 2022
Equipe de Votorantim estreia no Paulista de Flag
Dois jogos serão disputados neste domingo (dia 15 de maio) no Complexo Humberto Reale

Votorantim terá uma equipe no Campeonato Paulista de Flag 5 x 5. O time feminino estreia na competição neste domingo (dia 15 de maio) em rodada dupla no Complexo Humberto Reale, em Sorocaba. O primeiro jogo será diante do Caipiras, às 8h30. No período da tarde, às 16h30, o adversário será o Caniballs.

O Votorantim Capivaras Flag Football integra a conferência caipira do Campeonato Paulista de Flag 5 x 5 Feminino, ao lado de outras seis equipes. A competição conta também com o Caipiras Flag Football Feminino, Unicamp Eucalyptus Feminino, Piedade Hainus Feminino, Unasp Roosters Feminino, Sorocaba Vipers Feminino e Rio Preto Weilers Feminino.

Segundo o regulamento da Associação Pró-Futebol Americano, as equipes jogarão entre si na primeira fase do Campeonato Paulista de Flag 5 x 5. Os classificados disputarão as quartas de final, as semifinais e a final. O campeão da conferência caipira jogará o Sampa Bowl, em 4 de dezembro, diante do vencedor da conferência metropolis.

A equipe feminina treina semanalmente em dois locais de Votorantim. As atividades acontecem no Centro Esportivo Aldovir Gori (Cermag) e no Espaço Jovem da Vila Nova.

O elenco é formado pelos treinadores Hamilton Alves (ataque) e Júlio Queiroz (defesa). Fazem parte da equipe as atletas Camila Conhe, Beatriz Mascarenhas, Nayara Alencar, Michele Bastos, Maria Thereza Oliveira, Karla dos Santos, Suelen Barbosa, Lucieny Salas,  Heloise de Luna, Priscila Fama, Gis Barbosa, Grazy Almeida, Ruth Cardoso, Nicole Yabiku, Sabrina Xavier e Aline  Pires.

Flag

O flag football é uma modalidade derivada do futebol americano, o qual também se usa a bola oval. O objetivo é avançar com a bola no território adversário e chegar até a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.

No flag football é usado um cinto com uma fita. Caso o jogador do time da defesa retire a fita, o time de ataque acaba sua tentativa e começa uma nova daquele ponto. O objetivo da defesa é impedir o avanço do ataque.

Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Giuliano Bonamim