14 ABR 2022
Festa Junina de Votorantim vai beneficiar 18 entidades assistenciais
A Prefeitura de Votorantim não gastará recursos públicos para realizar o evento

A 105ª edição da Festa Junina Beneficente de Votorantim terá a presença de 18 entidades assistenciais da cidade. O tradicional evento será realizado entre os dias 25 de maio a 19 de junho na praça Lecy de Campos.

A festa não terá uso de recurso público. Na prática, a Prefeitura de Votorantim não destinará dinheiro para a realização do evento.

O titular da Secretaria de Administração de Votorantim, Gabriel Rangel Gil Miguel, ressalta que a única cessão feita pelo governo municipal é a utilização do espaço. “As entidades não pagam nada, recebem estrutura, tenda montada com cozinha projetada, água, gás e energia elétrica”, conta.

Cabe ao Fundo Social de Solidariedade de Votorantim coordenar a execução da festa junto às entidades e indicá-las para o organizador. "São entidades que já têm a sua atuação consolidada, as quais atendem vários públicos, pessoas desassistidas, crianças, idosos", diz Gabriel.

Entidades

O Mais Vida - Centro de Apoio ao Portador de Câncer participará pela terceira vez consecutiva da festa junina. A organização não governamental (ONG) classifica como essencial a presença no tradicional evento para a obtenção de recursos financeiros. “Ajuda a nos manter por alguns meses”, conta a assistente social Jéssica Pereira Silva.

Atualmente, o Mais Vida atende cerca de 120 pacientes por mês. O centro de apoio ao portador de câncer conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, advogado e nutricionista. “Todo esse trabalho é mantido somente por doações”, comenta Jéssica.

A ONG também promove a doação de medicamentos, próteses, camas hospitalares, cadeiras de rodas e de banho. As pessoas em vulnerabilidade social também recebem cesta básica.

O retorno da festa junina também será benéfica para a Casa de Belém de Votorantim. A instituição atende atualmente 23 crianças em situações de risco, encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.

As crianças residem no local, recebem alimentação, vestuário, assistência médica e pedagógica. “A festa ajuda a equilibrar as finanças”, ressalta o presidente da diretoria executiva da Casa de Belém de Votorantim, João Torres de Camargo Filho.
Autor: Giuliano Bonamim