03 JAN 2022
Votorantim registra 180 milímetros de chuva no intervalo de três dias
Foto Noticia Principal Grande
Representante da Defesa Civil monitora área de risco. Crédito da foto: Giuliano Bonamim / Prefeitura de Votorantim

Votorantim registrou 180 milímetros de chuva no intervalo de três dias, o equivalente a 180 litros de água por metro quadrado. Os registros feitos pela Defesa Civil são referentes aos dias 31 de dezembro de 2021, 1º e 2 de janeiro de 2022.

O maior acúmulo ocorreu no domingo (2 de janeiro), com 79 milímetros de chuva. No dia anterior, foram 54mm e, em 31 de dezembro, 47mm. Apesar do volume de água, não houve registros de vítimas e de desabrigados.

A Defesa Civil tem trabalhado para minimizar os estragos provocados pela chuva. Na rua Cândido dos Santos, na divisa dos bairros Parque Morumbi e Jardim Paraíso 4, parte de uma encosta deslizou e deixou um trecho da via pública coberta por terra e árvores.

Durante a manhã desta segunda-feira (dia 3), equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no local. O trabalho envolveu a limpeza da região, com a retirada da terra e o corte dos troncos das árvores caídas, além da análise da situação da encosta feita por engenheiros da Prefeitura.

Na avenida Reverendo José Manoel da Conceição, a força da água derrubou um muro próximo à linha férrea. Dois veículos foram atingidos, e ninguém ficou ferido.

O muro de uma residência também caiu durante a chuva na avenida Santo Antônio. Não houve vítimas. A equipe da Defesa Civil, juntamente com a Guarda Civil Municipal, também esteve no local e orientou o proprietário a cobrir com uma lona uma área do barranco.

O trabalho da Defesa Civil é uma ação feita em conjunto com todas as secretarias municipais. O telefone de contato é o 153. O serviço funciona 24 horas por dia.

Autor: Giuliano Bonamim