21 DEZ 2021
Projeto ‘Segundo Tempo na Escola’ reúne 2 mil participantes em Votorantim

Aproximadamente 2 mil pessoas participaram no segundo semestre de 2021 do projeto “Segundo Tempo na Escola”. O objetivo da ação é promover a integração da comunidade nas quadras das instituições de ensino municipais de Votorantim para o desenvolvimento de atividades recreativas e esportivas.

O pontapé inicial do “Segundo Tempo na Escola” foi dado em 28 de agosto e finalizado no término do ano letivo, em 11 de dezembro. Neste segundo semestre, o projeto foi realizado em 12 escolas municipais de Votorantim, sempre aos sábados e domingos, voltado a estudantes e ex-alunos de 6 a 17 anos.

As oficinas ofereceram técnicas de futsal e basquete, introdução ao rugby, jogos populares como queimada e vivo ou morto, além de tênis de mesa. As atividades foram focadas na coletividade e no trabalho em equipe. O projeto também contou com jogos de exercício mental, entre eles dama, xadrez e dominó.

O “Segundo Tempo na Escola” também ofereceu oficinais de desenvolvimento de materiais para jogos e brincadeiras, como discos de frisbee e peteca. Para os pequenos, as áreas de recreação ficaram disponíveis.

Em cada escola, três professores de educação física estiveram presentes para monitorar e ensinar os alunos. No total, 37 profissionais participaram do projeto.

O “Segundo Tempo na Escola” vai muito além do entretenimento. “Como professor de educação física, o primeiro ponto é a saúde, porque eles (crianças e jovens) vão praticar atividades físicas, mantendo o corpo em movimento, tendo a socialização entre eles, troca de experiência”, conta Kennedy Wallas Ancelmo dos Santos, de 29 anos, professor de educação física.

De acordo com Santos, a socialização e a prática de atividades físicas são de extrema importância para as crianças. “Ela está fazendo isso fora do horário de aula, porém, dentro da escola. E o mais importante: tendo instrução dos profissionais de educação física”, completa.

Escolas participantes

O projeto teve início com quatro instituição de ensino. As escolhidas foram as escolas municipais Dides Crispin Almeida Antônio, na Vila Garcia; Betty de Souza Oliveira e Edith Maganini, ambas no Vossoroca e Oscar Bento Mariano, no Jardim Tatiana.

Durante o segundo semestre, o número de locais aumentou para 12. Reforçaram o projeto as escolas Abimael Carlos de Campos, na Vila Dominguinho; Professor Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano; Maria Luiza Jacowicz, no Fornazari; Gerson Soares de Arruda, no Parque São João; Professor Gilberto Santos, no Jataí, João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso; Lucinda Pereira Ignácio, no Parque Morumbi e Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas.

Autor: Thais Verderamis, com supervisão de Marcel Stefano