18 DEZ 2021
Operação tapa-buraco utiliza mais de 8 toneladas de massa asfáltica por dia em ruas de Votorantim

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) utiliza de oito a dez toneladas de massa asfáltica quente por dia para atender as demandas de Votorantim. O material é usado para tampar buracos de rua e asfaltar vias públicas da cidade.

Nesta semana, os bairros Parque São João, Vila Garcia, Jardim Serrano e Parque Bela Vista receberam o serviço. As equipes de tapa-buraco também estiveram na rua José Paes de Oliveira, no Jardim Icatu, e na avenida Octávio Augusto Rangel, no Jardim Toledo.

O trabalho é realizado quando partes do asfalto cedem devido às chuvas e ao trânsito intenso no local. A água e o atrito atingem as camadas do asfalto quebrando pedaços e formando os buracos. O serviço torna a nivelar o piso, deixando a via segura novamente.

As ruas de terra também precisam de manutenção em épocas de chuva, uma vez que a água desloca a terra formando irregularidades. Funcionários com maquinário patrol nivelaram a estrada do Cubatão, mantendo a via regular novamente.

Ainda com maquinário, outras equipes fizeram limpeza na área próximo ao cemitério São João Batista, no bairro Barra Funda. As máquinas foram utilizadas também para desassorear o piscinão do Parque Santos Dumont, limpando o fundo do córrego.

Já outros funcionários passaram pela cidade fazendo a manutenção nas bocas de lobo, trocando tampas rachadas, quebradas ou danificadas e fazendo a limpeza dos bueiros. Os bairros Parque Novo Mundo, Green Valley, Jardim Tatiana e Parque Santos Dumont receberam o serviço.

Limpeza e roçagem

A Sesp realizou nesta semana a manutenção dos espaços e gramados da cidade. A pista de caminhada do Jardim São Luiz, a praça e quadra esportiva do Bairro Barra Funda, o campo do Jardim Clarice, as praças da avenida São João e a quadra de areia do Jardim Bandeirantes foram contemplados com a limpeza e manutenção dos locais.

A rua Anália Pereira, na Vila Pedroso, teve a retirada de entulhos descartados irregularmente pela população. O Ecoponto também receber a limpeza, equipes retiraram os entulhos direcionando ao aterro Sanitário de Inertes de Votorantim.

População pode ajudar

A Prefeitura reitera o pedido aos munícipes para que não descartem restos de construção, lixo e outros materiais inservíveis em locais inapropriados, tanto públicos quanto particulares. Esses materiais podem acumular água e se tornar criadouros de insetos, animais peçonhentos e roedores, trazendo prejuízos à saúde da população. Esse tipo de atitude é caracterizado como crime ambiental.

O cidadão pode denunciar descartes irregulares pelo site da Prefeitura de Votorantim, por meio do endereço eletrônico www.votorantim.sp.gov.br. Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail siic@votorantim.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3353-8731.

Autor: Thais Verderamis, com supervisão de Marcel Stefano