08 DEZ 2021
Parque dos Ipês é inaugurado com ênfase na sustentabilidade ambiental
Foto Noticia Principal Grande
Área do Parque dos Ipês. Crédito da foto: Giuliano Bonamim / Prefeitura de Votorantim (8/12/2021)

O Parque dos Ipês Roberto Gil Miguel nasceu sustentável. A nova área verde de Votorantim, inaugurada nesta quarta-feira (8), conta com um biodigestor para a produção de biogás e biofertilizante.

O biogás será usado na cozinha de um projeto social instalado na área do parque. Já o biofertilizante terá como destino a horta comunitária, as mudas de árvores e os canteiros de plantas.

Os materiais orgânicos utilizados no biodigestor podem ser resíduos de produção vegetal (folhas, palhas, restos de cultura), animal (esterco) e de atividades humanas (lixo doméstico), além de resíduos industriais. Cerca de quatro litros de lixo orgânico poderão produzir aproximadamente três horas de gás.

A criação do Parque dos Ipês é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Votorantim com o Colégio Bela Alvorada. A área possui 10.500 metros quadrados e parte da iluminação é vinculada a painéis fotovoltaicos. A luz solar captada pelos módulos vai gerar energia, trazendo benefícios econômicos ao município e vantagens ambientais.

O novo parque também conta com 700 metros de trilhas e um espaço pet público. Nele, os bichinhos podem brincar em uma área privativa com segurança.

A criação do Parque dos Ipês agradou a balconista Priscila Caroline Rodrigues, 36 anos. Ela mora a poucos metros do novo espaço verde de Votorantim, e agora tem um lugar bonito e seguro para levar os dois filhos para brincar. “Antes, essa área era um terreno baldio. Tinha muito mato e bicho. Agora ficou muito bom”, comenta.

Priscila esteve na cerimônia de inauguração, na qual compareceram autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Votorantim. Familiares de Roberto Gil Miguel também foram ao evento. Entre eles, a esposa Eliana Mariza Rangel, os filhos Marcelo, Gustavo, Monica e Gabriel e os netos Lucas, Cecília, Thomas, Elisa e Daniel.

Autor: Giuliano Bonamim
Local: Parque dos Ipês Roberto Gil Miguel