06 DEZ 2021
Secretaria da Educação inaugura o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado
Foto Noticia Principal Grande
Fachada do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim
O cuidado está no detalhe. Cada espaço, cada canto, cada cor, cada encanto. Quem entra nos cômodos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, unidade ligada à Secretaria da Educação, inaugurada na tarde desta segunda-feira (dia 6), percebe o cuidado e o carinho com que cada lugar foi arrumado pelos profissionais que irão atuar ali. São psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos que prestarão atendimento gratuito aos alunos da rede municipal de ensino.

O espaço terá prestação de serviços contínuos de avaliação e assistência psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar. O trabalho será desenvolvido no contraturno escolar para alunos com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.

Os estudantes com dificuldade de aprendizagem serão atendidos e acompanhados no Núcleo em salas de estimulação sensorial, integração sensorial, brinquedotecas, e quatro salas de atendimento, cuidadosamente preparadas para receber esse público. O foco serão os alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, múltipla, altas habilidades ou superdotação, transtorno do espectro autista ou transtorno de déficit de atenção.

“Há anos esperávamos ter esse lugar. A ADV foi formada por um grupo de mães de crianças com deficiências que se juntaram e lutaram por muitos anos para conseguir atendimentos como esses. Este dia 6 de dezembro de 2021 fica marcado na história de Votorantim”, disse Jéfferson Martinez, presidente da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV), que irá atuar em parceria com a Secretaria da Educação.

Neste primeiro momento, os profissionais da Educação farão um mapeamento dos estudantes de toda a rede municipal de ensino. A ideia é, com esses dados, traçar um planejamento e iniciar os atendimentos no início do ano letivo de 2022. Cada caso será avaliado e encaminhado para o atendimento competente.

A sede do Núcleo funciona na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso. O prédio possui quatro andares e pertence à Secretaria Municipal de Educação.