23 JUN 2020
Votorantim chega a 364 casos confirmados de coronavírus; 263 estão recuperados

Das notificações confirmadas, 20 estão internados, sendo 1 em UTI; cidade registra 1 óbito suspeito

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu nesta terça-feira (23) a confirmação de mais 12 casos do novo coronavírus, chegando a 364 notificações. Desses, 20 estão internados, sendo um em UTI, e outros 64 estão em isolamento domiciliar. A cidade registra até agora 17 óbitos confirmados e um suspeito.

Segundo o balanço diário do Departamento de Vigilância em Saúde, das 1.264 notificações, 807 foram descartadas e 93 aguardam resultado, os quais são considerados suspeitos. Desses, 78 seguem em isolamento domiciliar e 14 estão internados, além de ter sido registrado 1 óbito de ontem para hoje.

Com isso, Secretaria da Saúde segue com orientação à população para que evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. A pasta também destaca que tem aumentado a testagem junto aos servidores que trabalham na área da saúde, bem como nos pacientes com sintomas. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

Barreira sanitária
Para auxiliar no enfrentamento ao Covid-19, teve início nesta terça-feira (23) a barreira sanitária em Votorantim. Com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura realiza esta ação em dois pontos de acesso ao município, visando conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários durante a pandemia de novo coronavírus, especialmente as que eventualmente possam migrar de outros municípios para o comércio local.

As ações acontecem na avenida 31 de Março, nas imediações do Corpo de Bombeiros e na avenida Matheus Conegero. De acordo com o departamento de Vigilância Sanitária, a barreira vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h e no sábado das 8h às 12h.

O município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre enfrentamento à pandemia.