06 SET 2019
Votorantim participa da elaboração do plano regional de turismo

O Município de Votorantim passou a integrar o Conselho Regional de Turismo Histórias e Aventuras, importante articulação intermunicipal com as cidades de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó e Sorocaba, visando o fortalecimento e o desenvolvimento da região.

O Conselho Regional de Turismo é a instância que possui a função de auxiliar na organização, abertura de espaços para diálogo e desenvolvimento, e, principalmente, na tomada de decisões em conjunto dos municípios participantes das regiões turísticas (RT), além de ser denominado pelo Ministério do Turismo como uma “instância de governança regional”.

No caso da Região Turística História e Aventuras, na qual Votorantim está inserida, instituiu-se em 27 de maio de 2019, o Conselho Regional de Turismo História e Aventuras (CRETHA), no qual participam também os municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó e Sorocaba. Sua criação deu-se com a realização de reuniões com os representantes de diversos setores das cidades participantes e foi constituído a partir de ata que registrava o funcionamento do mesmo.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) esta formalização é um passo muito importante, uma vez que é um pré-requisito do Ministério do Turismo para o reconhecimento das regiões turísticas.

Dentre as ações realizadas pelo CRETHA estão a mobilização dos municípios para a organização e envio de documentos para a inserção no Mapa de Turismo Brasileiro 2019 e, atualmente, o Conselho trabalha na elaboração do Plano Regional de Turismo, que define valores, missão, diretrizes e projetos a serem realizados pela Região Turística História e Aventuras, visando a qualificação dos municípios envolvidos e o fomento do turismo de forma regional.