23 JUL 2019
Secretaria de Saúde realiza testes rápidos de hepatite B e C no terminal de ônibus de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza desde ontem (22), no terminal de ônibus “João Souto”, testes gratuitos para o diagnóstico de hepatite B e C. Os trabalhos, que acontecem das 8h às 12h, são feitos pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e seguem até amanhã (24).

A ação acontece em alusão à campanha “Julho Amarelo”, adotada pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção, que conta com o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho.

Até a manhã de hoje já foram realizados cerca de 200 atendimentos, no qual 1 caso foi diagnosticado. Além do teste rápido, a população ainda recebe orientações sobre a doença. A Sesa ressalta a importância do exame para os munícipes, em especial para pessoas que receberam sangue antes de 1993, que fizeram tatuagens, que compartilharam seringas, alicates e outros materiais de uso pessoal, entre demais situações.

A hepatite C é transmitida pelo sangue. As principais formas de contágio são com o compartilhamento de agulhas, tesouras e alicates, transfusão de sangue e relações sexuais sem preservativo. No entanto, os medicamentos, embora consigam eliminar o vírus em mais de 95% das vezes, podem causar vários efeitos colaterais, a exemplo de depressão, dor muscular, perda de apetite, fadiga, febre e dor de cabeça. De acordo com o Ministério da Saúde, 500 mil brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que tem o vírus, pois se trata de uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.

Já contra a hepatite B existe vacina, ou seja, prevenção ao contágio. O vírus também é transmitido através de relações sexuais sem preservativo ou por objetos cortantes de uso compartilhado e pode tanto provocar uma hepatite aguda com sintomas como febre, vômitos ou olhos e pele amarelados, ou evoluir para uma fase crônica. Na maior parte dos casos, a hepatite B aguda tem cura espontânea, no entanto, pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo.

Em Votorantim o teste é realizado durante todo ano no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na rua João Alarcon, 50, no Jardim Icatu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-2740.