15 JUL 2019
Secretaria da Saúde informa que não recebeu  as remessas de vacinas BCG e Pentavalente

Doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde que divulgou nota sobre a redução das cotas estaduais repassadas aos municípios

A Secretaria da Saúde de Votorantim, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informou nesta segunda-feira (15) que não recebeu do Ministério da Saúde as remessas das vacinas BCG e Pentavalente neste mês de julho e que, portanto, as doses estão em falta nas unidades de saúde do município.
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis, divulgou em junho uma nota informativa dizendo que seriam distribuídas apenas 40% das cotas estaduais de doses da BCG, ou seja, muito abaixo da necessidade das cidades, tendo de ser feito racionamento e agendamento. Neste mês, no entanto, Votorantim não recebeu nenhuma dose.
Já sobre a Pentavalente, a nota de junho também informava que foram distribuídas 84% das cotas estaduais, e que as doses de maio (1.150.000 vacinas) sofreram excursão de temperatura. Desse modo, a Anvisa aguarda o parecer da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para avaliar a liberação do produto, o que não há previsão de ser feito. Contudo, Votorantim também não recebeu as doses nesse mês de julho.
A vacina BCG protege contra tipos mais severos de tuberculose e deve ser aplicada, preferencialmente, no primeiro mês de vida. Já a Pentavalente oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite.
Com isso, a Secretaria deaSaúde de Votorantim reforça que tem cobrado a solução para distribuição das vacinas, embora a falta de doses esteja atingindo todo o Brasil.